Templo em Lijiang, Yunnan, China. Fotografia de Yi Zong. Disponível em Unsplash (2022).

O CACD está chegando. Escrevo isso dia 2 de setembro, faltando menos de duas semanas agora para o grande dia (15 de setembro). A ansiedade está controlada, e estou indo bem nos meus estudos. Estou orgulhoso dos meus feitos, e espero que nas próximas duas semanas dê tudo certo. Dia 3 de setembro terá o último “evento” antes do dia 15: a divulgação dos locais de prova.

Segunda (02/09)

Francês – Je dois avancer mon exercice 0624 de français.

Direito – Assistir as duas primeiras aulas de DIP do curso intensivo do Macau + a última aula de direito interno 4.

Economia – Trancar o curso. Pronto, tranquei por 2 semanas para não ficar pagando e não usá-lo. Expliquei para a professora que estou meio lento porque comecei o curso de economia na reta final para o CACD, mas logo eu farei os blocos dentro do tempo sugerido. Na realidade, eu tranquei só por 2 semanas, mas há a chance de eu passar para a segunda fase do concurso, aí seria melhor trancar até o início de outubro, mas enfim, depois eu estendo se eu sentir necessidade, ou eu sigo estudando para a 2º fase e com o curso do TAE no talo, sem problemas também!

Obs.: embora tenha trancado o TAE, seguirei estudando economia nesses dias, não só com questões!

Dois Níveis – Fazer o roteiro do Podcast.

Política Internacional – Assistir a aula 3 de correção de simulado. Além do mais, corrigi o meu simulado 6. Dessa vez fui bem melhor, foram 75% de itens corretos e 25% errados. Dos 10 pontos possíveis, fiz 6,25, descontando as erradas. Bem, não é uma nota lá tão boa, mas está bem perto da média do curso intensivo do professor Leonardo. E visto o fato que é uma das minhas matérias mais fracas, pra mim foi uma ótima nota. No próximo ciclo para o CACD, PI será uma das matérias que mais focarei, assim como HB, e em menor medida HM – HM é minha pior matéria, mas como não cai na 2º fase, não devo aplicar tanto tempo nela.

Geografia – 20 questões. Nas primeiras 10 questões, acertei 4, errei 1, e outras 5 foram anuladas. Ou seja, não deu para ter muita noção do meu conhecimento. Ao mesmo tempo, eu sempre faço questões e leio o motivo do gabarito e as discussões (sempre interessantes) dos alunos por lá, então sempre reforço meu conhecimento assim. Os temas foram exclusivamente sobre domínios morfoclimáticos e biomas brasileiros. Nas próximas 10 questões, eu acertei 9 delas, sem nenhuma anuladas. Ou seja, 90% de acerto aqui, a maioria foram sobre agronegócio brasileiro. Considerando todos os 15 itens não anulados, foram 13 acertos de 15, ou seja, 86,6%. Se eu considerar as anuladas como certas, uma vez que eu ganharia os pontos, 18 de 20 certas, de novo os 90%. Enfim, seja qual método eu utilize, as taxas de geografia estão muito boas! Estou gostando da redação das questões de geografia do CESPE, parecem-me muito melhor escritas.

Terça (03/09)

Ontem tive várias crises de hipoglicemia, que me impediram de cumprir com o meu cronograma do dia. Eu calculo que perdi 2h de estudos só por conta dessa questão de saúde. As horas anuais que eu perco são incontáveis, a diabetes tipo 1 realmente afeta muito meus estudos, além de vários outros fatores que me afetam, como o prejuízo permanente de memória e outras condições de saúde decorrentes da doença. Mas é isso, vamos que vamos!

Francês – je vais terminer ma version du exercice 0624.

DireitoFazer o que deveria ter feito ontem. Assisti duas aulas de direito interno, já entrando no conjunto de Aulas 5 do curso intensivo do prof. Macau.

Política Internacional – Assisti a aula 3 da correção do simulado de respectiva numeração na plataforma. As questões envolviam o relacionamento BR-EUA; política externa deste país; sistema interamericano; relações BR-UE; política externa europeia e os antecedentes dessa instituição; relações Mercosul-UE; relações Brasil-Rússia; política externa russa. Esse foi um simulado que na época eu tinha acertado 72,5% dos itens, número relativamente bom frente o meu histórico na matéria. Mas é aquilo: é melhor errar antes da prova. Retifiquei várias pequenas lacunas do meu conhecimento. Estou notando que alguns cursos intensivos pré-TPS valem muito a pena. Sinto-me bem mais confiante após a correção do simulado e dessa aula do professor Leonardo.

Economia – Avançarei nos estudos que estava fazendo de economia.

História do Brasil – Farei 20 itens dessa matéria.

Quarta (04/09)

Francês – Le cours de français a été changé àau mercredi à 17h.

Direito – Comecei o dia com uma aula de direito interno, sobre descentralização e desconcentração da administração pública. São temas que já assisti com um professor do Grancursos há dois anos, e estou relembrando alguns pontos interessantes. Realmente estou gostando demais da didática e dos materiais do professor Macau.

História do BrasilO mesmo de ontem (não pude fazer ontem por conta da diabetes, novamente). Fiz 10 itens aqui e parei para ir até a fisioterapia ver o progresso do meu ombro. Dos 10 itens, acertei 8. Foram muitas questões que focavam em história da política externa brasileira, o que, claro, é uma vantagem para mim. Minha taxa de acerto foi alta, e quero fazer mais questões da matéria hoje. Os itens do CESPE dissoam pouco do padrão do IADES em História do Brasil, pelo que venho notando. Bem, 80% até agora foi uma taxa bem legal, e é bom porque todas essas questões que venho fazendo nos últimos anos, sempre analiso o motivo do meu acerto e do meu erro, então são também boas ferramentas de revisão.

Compiladão de questões – hoje a noite quero fazer pelo menos uns 50 itens de matérias variadas.

Quinta (05/09)

Direito – Acabei de acertar 14 de 16 itens sobre Mercosul; regime interamericanos de Direitos Humanos; e resolução de controvérsias. Fico feliz de ter uma taxa de 87,5% de acerto! Estou tendo muitas surpresas positivas nesta reta final de preparação para o CACD. Estou assistindo a aula 1 de DIP da aula 5 do curso intensivo – que era para eu ter assistido ontem a noite. A temática é sobre, de acordo com o enunciado da própria questão:

Acerca dos tribunais internacionais e da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), do Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos e do Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais […]

Sexta (06/09) e Sábado (07/09)

Eu não relatei aqui porque realmente foram dias corridos, mas estudei pra caramba direito interno e internacional. Foi praticamente isso, foram ritmo de estudos mais lentos, mas é assim mesmo. Acredito que é natural reduzir um pouco do ritmo de estudo. Além do mais, ontem comprei diversos cartões para o CACD de resumo, de alta qualidade. Eu os revisarei ao longo desta nova semana!

Domingo (08/09)

Francês – Je doit commencer mon résumé du exercice 0624.

Direito – Devo assistir três aulas ao longo do dia – as três de DIP. Os temas dessas aulas são:

29 Conflitos armados e o direito internacional. Direito Internacional Humanitário. Direito Internacional dos Refugiados. O instituto do refúgio no direito brasileiro. 30 Direito penal internacional. Tribunais internacionais penais. Tribunal Penal Internacional.

Resumos – Iniciar a leitura dos cartões-resumo de ontem!

Questões variadas – Devo fazer dezenas de questões padrão CESPE ao longo do dia.

Comecei com inglês: acertei 9 de 10 itens do CESPE, prova de 2003. Foram itens fáceis, um ou outro que teve índice de erro acima de 20%. Mas é isso, acertar as básicas também faz parte da prova.

Direito Internacional: enquanto respondia, me senti super confiante, pensando que ia tirar mais de 80%, mas não foi assim. Dos 16 itens, acertei 11: ou seja, aproveitamento de apenas 68,7%. Bem, é pouco, mas é isso né: estou revisando. Reforçando esse conhecimento para a prova. Estou avaliando meus erros junto com a aula que assistirei na sequência com o professor Macau. E outra, de qualquer maneira, já é um avanço absurdo, considerando que direito (tanto interno quando internacional) costumam ser minhas matérias com menor efetividade no concurso. Estou vendo um avanço muito considerável nessa matéria nos últimos 2-3 meses, o que me deixa bem satisfeito. É aquilo né: devo comparar-me apenas comigo. E nessa comparação, a ascensão está à níveis ótimos.

História Mundial: como a vida é engraçada, não é mesmo… Aquela matéria que eu sou uma completa vergonha, me concedeu 10/10 dos itens. E olha que foram de assuntos variados: a maioria sobre aproximação Brasil-Argentina na década de 1980, Revolução Mexicana de 1910, Constituição mexicana de 1917, os partidos no poder no México de 1910 até hoje e, por fim, Revolução Russa. Pauso aqui as atividades para ir na igreja, mas gostaria de fazer mais questões de história mundial quando eu retornar, assim como de geografia, economia e outras matérias.

Economia: depois, eu fui para economia e acertei 9/10. Lembrando – todas essas questões são do CESPE e de provas do CACD, as únicas que nem sempre são, são aquelas de Direito, mas que o prof. costuma pegar do CESPE, embora para outros concursos. O índice de acerto dos itens era alto, então não fiz mais que minha obrigação em acertá-los. A questão que eu errei, eu teria acertado se tivesse lido com calma, aqui está ela:

Uma das críticas da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) à teoria clássica é que a sua análise do comércio internacional é estática, não dinâmica, de modo que as elevadas elasticidades-renda e preço dos produtos básicos tendem a produzir deterioração nos termos de intercâmbio ao longo do tempo, o que é desfavorável aos países exportadores de bens primários.

A parte negrita é um erro óbvio, que eu cansado deixei passar… Por isso preciso fazer a prova bem focado. Os tópicos dos 10 itens foram comércio internacional, formação econômica do Brasil (foco no séc. XIX) e muita CEPAL!

Em geografia, foi majoritariamente apenas tópicos ambientais: regime internacional de proteção do meio ambiente, e direito ambiental brasileiro. Meu ritmo caiu: apenas 7/10 acertos, mas é assim mesmo, deu para ler bem e identificar meus erros para seguir adiante.

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